Cavalos morrem em rinhas nas Filipinas

Mar 7, 2008

Cavalo sadio

Recente artigo publicado no jornal “Daily Mail”, do Reino Unido, denunciou a crueldade dos torneios de brigas de cavalos, atividade comum em Mindanao, sul das Filipinas, e em algumas partes da China.

A competição, apesar de proibida nas Filipinas, é bastante popular, inclusive entre as crianças.  O campeonato é transmitido pela televisão e recebe patrocínio de empresários da região. Até mesmo autoridades locais participam do evento e oferecem prêmios em dinheiro.

O apoio de algumas das autoridades locais, é particularmente desapontador vindo de um país que se declara favorável a DeclaraçãoUniversal do Bem-Estar Animal.

Os cavalos, que em geral não se atacam, são atiçados para que briguem entre si. Mordidas e coices causam graves ferimentos e, muitas vezes, levam os cavalos à morte. Como o tratamento veterinário sairia caro para a maioria dos proprietários desses eqüinos, os animais machucados são sacrificados e o churrasco feito com a carne é vendido para a multidão.

Os torneios são promovidos como sendo uma “tradição cultural”, mas, segundo o jornal “Daily Mail”, eles são controlados pelo crime organizado, que fatura bastante com as apostas.

A Network for Animals, afiliada da WSPA, está empenhada em tentar resolver o problema. A idéia é instalar clínicas veterinárias para tratamento dos cavalos feridos e promover programas de educação e conscientização da população local a respeito da importância de se fomentar o bem-estar animal.

Além disso, a Network for Animals começou uma campanha para encorajar os turistas a evitar viajar para o sul das Filipinas. O impacto da diminuição do turismo na região, justamente em virtude dos torneios, provavelmente ajudaria a pôr fim a essas trágicas competições.


 

Esta maldade tem que acabar

A WSPA ajuda a Network for Animals e condena esse sangrento "esporte".

Você pode ajudar também, enviando um email para a embaixada da Filipinas no Brasil.

Embaixada da Filipinas Endereço:

 

Embaixada das Filipinas - Brasília - DF
SEN Av. das Nacoes, Lote 01
CEP: 70431-900 - Brasília - DF

e-mail: pg@persocom.com.br

blog comments powered by Disqus
Page tools:
Imprima esta Página

Conecte-se com a WSPA Brasil no:

Facebook siga-nos no twitter participe da comunidade no orkut assista nosso canal de vídeos no youtubeencontre-nos no flickr