Sucesso no Chile: apoiadores da WSPA ajudam a salvar 300 leões marinhos

May 22, 2012

Chilean Sea Lions

A WSPA, juntamente com seu parceiro local Ecoceanos, comemora o sucesso da campanha SOS Leões Marinhos do Chile, que salvou 300 leões marinhos de serem desnecessariamente abatidos.

Mais de 100 mil pessoas em todo o mundo se juntaram para dizer ao presidente chileno Sebastián Piñera que o extermínio em massa de leões marinhos não é, sob hipótese alguma, aceitável.

Estamos felizes por constatar que a pressão pública, somada a outras iniciativas conjuntas, teve ótimo efeito sobre o governo chileno, já que a Subsecretaria de Pesca do país anunciou que vai abandonar todos os projetos de curto prazo voltados a permitir a caça de leões marinhos em águas territoriais chilenas.

SOS: leões marinhos em perigo

Nos últimos anos, os leões marinhos do Chile têm vivido sob a constante ameaça de serem capturados para fins de exportação – viram “atração” em aquários e zoológicos de várias partes do mundo – ou de serem mortos para a posterior venda de partes de seu corpo.

Estes mamíferos aquáticos vêm sendo culpabilizados pela escassez de peixes na região e por danos causados a redes pesqueiras, quando, na verdade, foram décadas de pesca predatória a verdadeira causa da atual crise da indústria pesqueira local – o que transforma a matança de leões marinhos em uma prática tão cruel quanto sem sentido.

Esta pequena – porém, significante – vitória no Chile representa um avanço simbólico, uma vez que evidencia posição firmada por um órgão internacional contra a matança de animais e em prol de formas humanitárias e sustentáveis de gerenciamento de populações de leões marinhos e de sua interação com a indústria pesqueira.

Próximos passos contra a crueldade

A WSPA e a Ecoceanos irão continuar a sua campanha a fim de pressionar a Assembleia Legislativa chilena para que homologue projeto de lei voltado a proteger os leões marinhos do país e a instituir políticas contrárias à caça e ao extermínio destes animais.

Iremos também investigar e denunciar quaisquer irregularidades no gerenciamento local da população de leões marinhos, nos casos de permissão ou tolerância com o comércio ilegal destes animais.

Nosso muito obrigado a todos os que vêm apoiando esta campanha. As ações de vocês têm sido de grande contribuição para salvar a vida de centenas de leões marinhos e – estamos igualmente confiantes – protegê-los para sempre.

blog comments powered by Disqus
Page tools:
Imprima esta Página

Conecte-se com a WSPA Brasil no:

Facebook siga-nos no twitter assista nosso canal de vídeos no youtubeencontre-nos no flickr