Touradas

Touro perfurado desfalece durante tourada na França

Nas touradas, um touro é colocado para lutar contra homens empunhando estacas farpadas, lanças, espadas e adagas. Essas armas são projetadas para infligir dor intensa e provocar perda de sangue para enfraquecer o animal.

Considerada como uma ‘forma de arte’ por um número cada vez menor de simpatizantes, a tourada é realizada em três países da Europa e em algumas partes de América Latina.

A WSPA acredita que essa forma violenta de abuso animal deveria ser proibida em todo o mundo.

Nossa campanha está concentrada em uma região que está perto de conseguir sua proibição: a Catalunha.

Lutando contra essa crueldade

A Catalunha está abrindo o caminho para a proibição das touradas na Espanha, graças ao trabalho de campanha da WSPA e da organização espanhola Asociacion Defensa Derechos Animal (ADDA).

Em 28 de julho de 2010, o parlamento da Catalunha votou em massa a favor da proibição das touradas em território catalão. Esta proibição estará valendo à partir do dia 1 de Janeiro de 2012.

Em 2005, pela primeira vez na história da Espanha, uma lei para proibir as touradas foi submetida ao Parlamento catalão. Quase um milhão de pessoas já assinaram a petição para tornar a proibição das touradas uma prioridade.

Nossa campanha conseguiu grande adesão do público. As pessoas estão começando a ver uma tourada como, de fato, ela é: um passatempo bárbaro que não tem lugar no mundo moderno.

Como ajudar

Nunca participe de uma tourada ou qualquer outra atração que despreze o bem-estar animal. A indústria das touradas depende imensamente da contribuição financeira dos turistas curiosos. Não seja um deles.

Leia mais sobre como ser um Turista solidário com os animais>>

 

Sucessos da campanha até o momento

  • Pesquisa Gallup de 2007 mostra que mais de 72% dos espanhóis não se interessam por touradas.
  • A única arena de Barcelona em funcionamento agora apresenta touradas quinzenalmente e não semanalmente, devido à baixa procura.
  • Conselhos em 45 cidades da Catalunha, incluindo Barcelona, se declararam contra as touradas.
  • A Câmara de Vereadores de Baños de Agua Santa, no Equador, se declarou contra as touradas em 2007, fazendo dela a primeira cidade das Américas a se manifestar contra o "esporte".

Entretanto, um pequeno lobby pró-touradas existe e, enquanto as touradas existirem, ainda há o que ser feito.

Page tools:
Imprima esta Página

Conecte-se com a WSPA Brasil no:

Facebook siga-nos no twitter participe da comunidade no orkut assista nosso canal de vídeos no youtubeencontre-nos no flickr

Você se importa com animais?

Participe do abaixo-assinado pela Declaração Universal de Bem-Estar Animal (DUBEA)

Orangotango e seu filhote