Declaração Universal de Bem-Estar Animal

Chimpanzés resgatados em santuário, Serra Leoa

A WSPA - Sociedade Mundial de Proteção Animal lançou, em junho de 2006, um importante documento para estabelecer critérios uniformes para a proteção dos animais em todo o mundo: a Declaração Universal de Bem-Estar Animal – DUBEA. Um acordo que estabelece diretrizes básicas de bem-estar, reconhecendo os animais como seres sencientes (que têm sentimentos) e sua proteção como importante meta para o pleno desenvolvimento social das nações.

A WSPA lidera uma coalizão mundial de organizações que apóiam a campanha Para Mim os Animais Importam, cujo objetivo é recolher o maior número possível de assinaturas até 2010 e levar o plenário da Organização das Nações Unidas a votar a DUBEA. Com isso, a WSPA pretende garantir métodos efetivos para coibir práticas de maus-tratos aos animais, criando parâmetros internacionais de orientação. A DUBEA viria a influenciar legislações de diversos países, encorajando-os a criar ou a melhorar suas leis voltadas ao bem-estar animal.

Apoio popular

Atualmente, o abaixo-assinado pela DUBEA conta com mais de um milhão e meio de assinaturas! O Brasil é responsável por mais de 200.000 assinaturas, e o apoio popular cresce diariamente.

Cerca de 200 entidades de defesa animal e milhares de colaboradores têm trabalhado para sensibilizar a população e conseguir apoio. Só na Semana Mundial dos Animais, em outubro de 2007, foram conquistadas mais de 150.000 adesões em apenas sete dias. Até o fim de 2008, a WSPA espera conseguir outro milhão de assinaturas!

Apoio político

O apoio político para a Declaração Universal de Bem-Estar Animal tem chegado aos escritórios da WSPA, que age como secretariado oficial. Cartas de apoio foram recebidas de Ministros e Oficiais dos governos de Austrália, Costa Rica, Egito, Quênia, Letônia, Lituânia, Filipinas, Polônia, Nova Zelândia e Eslovênia, bem como da Comissão de Saúde e Direitos do Consumidor da União Européia. O Brasil já conta com o apoio de vários deputados federais, assim como de conselhos e associações veterinárias.

O presidente da Costa Rica e prêmio Nobel da Paz (1987), Oscar Arias Sánchez, foi a 1.000.000ª pessoa a assinar o documento, em dezembro de 2007, fechando o primeiro ciclo da campanha.

O suporte também vem crescendo entre as organizações internacionais. Em 2007, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), representada por escritórios de 160 países, deu apoio oficial ao desenvolvimento do documento.

Apoio de celebridades

Os astros internacionais Jackie Chan e Miranda Richardson são duas das muitas celebridades que apóiam a iniciativa. Já no Brasil, artistas como Luigi Baricelli, Rubens Ewald Filho, Luisa Mell, Betty Gofman, Thiago Fragoso, Georgia Wortmann, Cora Rónai, Bia Bedran e Evandro Mesquita também aderiram à campanha.

Conheça os vídeos de apoio das celebridades brasileiras e internacionais. >>

A importância da DUBEA

A Declaração Universal de Bem-Estar Animal estabelece o direito à vida, destacando a presença humana como parte de um ecossistema que deve ser reconhecido e respeitado para que haja harmonia e equilíbrio entre as sociedades. Atualmente, mais de um bilhão de pessoas no mundo dependem diretamente dos animais para sobreviver, o que reforça a idéia do bem-estar animal como fator-chave no planejamento de estratégias para atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Com o apoio oficial da ONU, a DUBEA seria parte integral dos esforços internacionais em questões como a pobreza, a sustentabilidade ambiental e a saúde humana.

Para participar do abaixo-assinado, saber mais e ajudar a recolher assinaturas em apoio à DUBEA, acesse www.dubeabrasil.org.

Page tools:
Imprima esta Página

Conecte-se com a WSPA Brasil no:

Facebook siga-nos no twitter participe da comunidade no orkut assista nosso canal de vídeos no youtubeencontre-nos no flickr

Você se importa com animais?

Participe do abaixo-assinado pela Declaração Universal de Bem-Estar Animal (DUBEA)

Orangotango e seu filhote